O Mal de Parkinson é um distúrbio do sistema nervoso central que afeta o movimento, muitas vezes incluindo tremores, distúrbios na fala, coordenação motora. Danos às células nervosas do cérebro fazem com que os níveis de dopamina caiam, causando os sintomas. Estas tem como resultado descargas elétricas mal adaptativas localizadas principalmente no tronco cerebral. A eletroestimulação invasiva com implante do Dbs (deep brain stimulation) em tradução livre estimularia elétrica profunda tem alcançado resultados satisfatórios na redução dos sintomas, porém com suas características como uma intervenção invasiva feita por uma neurocirurgia e que ainda exige a manutenção de um marca-passo que fica no corpo do paciente, a mesma e sempre último recurso.

A neurociência trabalha com objetivo de produzir tratamentos menos invasivo. O protocolo de Neuromodulação Integrativa com uso do Miha sob monitoramento que chamamos de Neuronavegação Elétrica Funcional tem sido uma alternativa.

Seguindo a lógica da representação sensitiva no córtex sensório motor estamos a estimular os braços e ante braços dos pacientes observando um aumento de potência da corrente SMR 12-15 hz. Vamos protocolo:

Eletroestimulação Periférica | Corrente metabólica:

1. Frequência 130 hz | 150 ms largura de pulso. (Esta configuração é a mesma do Dbs)
  2. A cada 5min de estímulos onde paciente realiza movimentos coordenados como contração de bíceps com objetivo que haja sobreposição de comandos e posteriormente o cérebro gere a corrente com potência e velocidade programada.
  3. São 4 blocos de 5min com duração 20 min toda sessão.
  4. Entre cada bloco paciente é conduzido para executar circuito de atividades sem estímulos.
  5. Ao término da eletroestimulação o paciente vai para sessões de neurofeedback onde pode ver na tela sua própria frequência cerebral onde segue treinando aumento de potência.
  6. Todos pacientes submetidos ao trabalho

Estando com uso adequado da medicação e dieta restritiva permanecem com efeito satisfatório da técnica com redução de temores, melhora na marcha e coordenação motora em média 72 horas.
Não recomendamos o uso da Ems em Parkinsonianos sem a devida Neuronavegação elétrica funcional, tendo em vista o risco de fadiga adrenal.
Numa parceria inédita estamos fechando protocolo com uso associado a altas doses de glutationa afim de prolongar por mais tempo os referidos resultados.

Protocolo NeurologBrasil

💬 Podemos ajudar?